Quando é a Black Friday 2022 em Portugal?

O bom deste evento é que é fácil saber a data todos os anos, uma vez que, desde a sua origem a Black Friday tem ocorrido sempre na sexta-feira seguinte à Ação de Graças, ou seja, na 4ª sexta-feira de novembro. Assim sendo, este ano, a Black Friday de 2022 está marcada para sexta-feira, dia 25 de novembro. 
Não te esqueças desta data, pois será o melhor dia de compras do ano em Portugal!

 

Quanto tempo dura a Black Friday?

"The winner takes it all" (O vencedor leva tudo), como diria uma famosa banda sueca.
Quando surgiu a Black Friday o conceito baseava-se apenas num único dia, sexta-feira. Depois veio a Cyber Monday, a segunda-feira seguinte, o que permitiu aos comerciantes oferecerem um fim-de-semana inteiro com mais promoções e boas oportunidades. Muito rapidamente a concorrência entre os comerciantes fez com que o primeiro a falar atraísse a maior atenção dos consumidores. E por isso, nos últimos anos, as promoções da Black Friday começaram no início da semana, tornando-a a Black Week. E como todos tentam falar primeiro, ano após ano, vemos os comerciantes a falar mais cedo. Em 2021, alguns comerciantes lançaram as promoções da Black Friday no dia 19 de novembro, ou seja, uma semana antes. Tudo isto sem contar com o Single’s Day, o equivalente à Sexta-feira Negra, que teve origem na Ásia e acontece no dia 11 de novembro. 
No final, e seguindo o exemplo da Worten, já não é um dia de promoções, mas sim um mês inteiro que se tornou no Black November !

 

Quais são as promoções e descontos da Black Friday em Portugal?

Durante a Black Friday, podes encontrar de tudo. E desengana-te se achas que estas promoções são falsas. Podes encontrar verdadeiras oportunidades que realmente valem a pena durante a Black Friday. No ano passado, vimos descontos até 70% em ofertas nos serviços de telecomunicações, 30% em TV, High-tech, eletrónica e até 30% em produtos de moda, beleza ou cosmética. 
O segredo para não ser enganado é preparares bem as tuas compras, fazer alguma pesquisa e definir um orçamento de modo a não ceder às compras de forma compulsiva.

 

Que marcas participam na Black Friday?

Atualmente, praticamente todas as marcas e retalhistas participam na Black Friday. Em 2021, vimos mais de 500 lojas a fazer ofertas durante a Black Friday, tanto em loja física como através da Internet. 
A Worten claro, mas não só, a Fnac, a MediaMarkt, a Rádio Popular no mundo eletrónico; a Zara, a Berska, a Mango no mundo da moda; no mundo dos serviços de telecomunicações e Internet, a NOS, MEO e Vodafone; sem esquecer, as maiores marcas como Apple, Samsung, Dell, Hp, Odlo, Nike, Adidas ... 
Em resumo, a lista é demasiado longa para a tornar simples, mas dirige-te à página dedicada às lojas onde vais certamente encontrar as tuas marcas favoritas e tudo o que precisas saber.

 

Que produtos estão à venda durante a Black Friday?

Ora aqui está uma bela questão, difícil de responder! A lista é demasiado longa para conseguir escrever tudo aqui, mas para teres uma ideia, se virmos o exemplo da Apple, que raramente faz promoções nos seus produtos, durante a Black Friday 2022, em Portugal, eles oferecem várias oportunidades e promoções difíceis de encontrar no resto do ano. 
De facto, são muitos os produtos que podemos encontrar com oportunidades imperdíveis durante a Black Friday 2022 em Portugal. Desde aspiradores Dyson, a máquinas de café Jura ou Nespresso, férias, roupa e sapatos, bicicletas e scooters elétricas e muito mais…
Uma coisa é certa durante a Black Friday 2022 em Portugal tu vais encontrar os produtos que procuras a um preço irresistível. 

 

Tudo o que precisas de saber sobre a Black Friday

Para aqueles que ainda não conhecem esta incrível oportunidade do ano para poderem fazer compras sem se sentirem culpados, aqui estão algumas coisas que deves saber sobre este dia em Portugal.

Origem: 

A Black Friday vem diretamente dos Estados Unidos onde na década de 1960, os comerciantes queriam impulsionar o período após o Dia de Ação de Graças, oferecendo descontos incríveis.

Porquê Black Friday?

É fácil entender o porquê de Friday, que significa sexta-feira, visto que o dia escolhido para este evento foi a sexta-feira.  

Mas porquê Black? 

Ora, a resposta é simples. Porque as empresas escrevem o défice em vermelho nos seus livros e na Black Friday, as contas que se tornam positivas são escritas a tinta preta.

 

Quais são as categorias de produtos disponíveis na Black Friday?

Com o tempo, a High Tech (áudio, vídeo, info...) tornou-se a categoria de estrelas desta época de compras. De facto, é neste universo que vamos encontrar os descontos mais loucos. Mas muitas outras categorias de produtos se interessaram em participar na Black Friday. Como, por exemplo, a moda, a imobiliária & decoração, desporto, turismo & viagens, cosméticos e até animais de estimação. Todos os anos surgem novas categorias que se juntam a esta super época de promoções.

 

Outros eventos no mês de novembro

Juntamente com a Black Friday, novembro é o mês das compras em Portugal. 
Tudo começa com o Single’s Day, o equivalente na Ásia a Black Friday, que ocorre todos os anos dia 11 de Novembro. Depois, vem a Black Week, que começa na segunda-feira antes da Black Friday. O mês termina na segunda-feira depois da Black Friday, com a Cyber Monday, onde podemos encontrar promoções essencialmente no mundo online. 
Já percebeste que novembro é a altura ideal para renovares o teu guarda-roupa, trocares de telemóvel ou finalmente comprares a televisão 4K que tanto queres, certo?

Agora já sabes como tirar partido das melhores promoções durante a Black Friday Portugal 2022 e Cyber Monday 2022 em Portugal!  Para garantir que não perdes nada, podes também subscrever os nossos alertas por e-mail para receberes em primeira mão as ofertas assim que elas forem publicadas. 
Vemo-nos segunda-feira, dia 21 de novembro, para o início da Black Week 2022!

Black Friday Portugal insights 2023
Black Friday 2023, Portugueses deverão gastar 130 milhões de euros!

A Black Friday aproxima-se a passos largos e estima-se que os portugueses vão gastar entre 120 e 130 milhões de euros na semana dos descontos. A previsão é de um estudo anual da blackfriday.pt, realizado pela GfK.

O cen

Black Friday iPhone ofertas em Portugal - Photo de Dennis Brendel sur Unsplash
As nossas dicas para aproveitar o Black Friday iPhone em 2023 em Portugal
Ofertas do Black Friday iPhone 2023: quais promoções nos iPhones da Apple?

A Apple revelou o seu novo iPhone 15 em setembro de 2023. Este smartphone traz a sua cot

ofertas Black Friday Colchão Emma em Portugal
Ofertas Colchão Emma Black Friday em Portugal
Colchão Emma Portugal Black Friday: uma oportunidade para fazer uma pechincha

A

estudo de mercado para conhecer os comportamentos dos consumidores portugueses na hora de comprar durante Black Friday 2022 em Portugal
⅔ dos portugueses aguardam as promoções da Black Friday 2022

Pela primeira vez em Portugal, o portal blackfriday.pt realizou um estudo de mercado para conhecer os comportamentos dos consumidores portugueses na hora de comprar, durante o maior ev

revista de imprensa de Black Friday em Portugal | blackfriday.pt
Black Friday em Portugal na imprensa

A Black Friday sempre foi um grande acontecimento. Todos os anos, à medida que se aproxima o mês de novembro, toda a imprensa fala sobre o assunto. E Portugal não é exceção. Com a