Para muitos, a Black Friday é a época do ano para fazerem as suas compras de Natal. É um dos eventos comerciais mais importantes do ano, uma vez que se realiza entre os dias 23 e 29 de novembro. High-Tech, Moda, Beleza & Cosmética, Decoração, Viagens, Eletrodomésticos... Nada escapa a este extraordinário dia de compras.
 
A Black Friday é a altura ideal para os fãs de compras conseguirem encontrar as melhores oportunidades. Entre a profusão de ofertas disponíveis em grandes e pequenas lojas, encontrarás inevitavelmente a tua felicidade.
 

O que é a Black Friday?

A Black Friday é um evento promocional que ocorre todos os anos na última semana de novembro, não só em Portugal, mas também em muitos outros países do mundo. A Black Friday 2022 é o evento perfeito para os fãs de compras. É a altura do ano em que vais encontrar os preços mais baixos em muitos produtos e serviços de consumo.
Desde a origem da Black Friday até aos nossos dias, contamos-vos toda a história deste evento promocional.

 

Qual é a história da Black Friday?

O conceito de "Black Friday" (conhecido também como sexta-feira negra em Porugal) teve a sua origem nos Estados Unidos. A história da Black Friday remonta à década de 1930. Surgiu logo após o Dia de Ação de Graças por comerciantes que queriam revitalizar a economia após a Grande Depressão de 1929.

 

De onde vem o nome Black Friday?

Uma pequena pesquisa revela duas hipóteses sobre este assunto.
A primeira é que os comerciantes mudaram a cor dos seus livros no dia da Black Friday de vermelho - a cor das perdas, para preto - a cor do lucro. Embora esta teoria seja amplamente divulgada, é também a menos "comprovada".
 
A outra hipótese, que é muito mais provável, é que foi nos anos 60, em Filadélfia, que nasceu o termo "Black Friday".
Na altura, a polícia de Filadélfia usou o termo "Black Friday" durante o fim-de-semana de Ação de Graças quando as ruas estavam congestionadas com peões e motoristas.
Além disso, a cadeia retalhista americana Macy's utilizou o desfile anual do Dia de Ação de Graças para lançar as suas campanhas publicitárias da época natalícia.
Alguns anos mais tarde, as multidões e os engarrafamentos de trânsito que se formaram durante o longo fim-de-semana foram nomeados como "Black Friday" e "Black Saturday" pelo governo da cidade de Filadélfia.
Apesar de as tentativas de mudar para um nome mais positivo, como Big Friday (Sexta-Feira Grande), o termo Black Friday implantou-se pelo mundo fora e até hoje assim é conhecido!
 
Na última década a Black Friday tornou-se um fenómeno global como sendo um grande dia de vendas e descontos.
Com o aumento de compras online, a Black Friday, impulsionada pela Amazon, espalhou-se rapidamente por todo o mundo, incluindo em Portugal.
A Black Friday é o início da época das compras de Natal e marca o dia em que as lojas conseguem aumentar as suas vendas com promoções fora do comum. Estas são tão grandes que chega a haver filas enormes em frente às lojas. A Black Friday é o dia mais importante para o comércio nos Estados Unidos e tornou-se mesmo num feriado.
 
Este é um período de compras muito curto que mobiliza cade vez mais consumidores e marcas todos os anos por várias razões:
 

  • Em primeiro lugar, é uma tradição americana que celebra o último grande feriado do ano antes do Natal.
  • Historicamente, as vendas da Black Friday iniciam a época de compras de Natal, que continua durante todo o mês de dezembro.
  • O surgimento do e-commerce e das compras online amplificou o fenómeno da Black Friday, uma vez que este período permite aos comerciantes receberem encomendas antes do Natal sem ter de sair de casa e fazer filas nas lojas físicas.
  • Em Portugal e no resto da Europa, os períodos de venda têm-se tornado cada vez menos atraentes nos últimos anos, uma vez que principalmente no mundo digital cada vez há mais promoções ao longo do ano, o que torna as promoções da Black Friday menos atrativas.

 

Porque é que a Black Friday é popular em Portugal?

A Black Friday em Portugal tem vindo a tornar-se cada vez mais popular desde há alguns anos.
Começou por ser uma tradição americana que celebra o último grande feriado do ano antes do Natal. Historicamente, as vendas da Black Friday iniciam a época das compras de Natal, que continua durante todo o mês de dezembro.
A esta altura, a Black Friday já se tornou o dia de fazer compras. Ainda melhor do que as vendas de Natal de última hora. Algumas lojas põem os seus artigos à venda na segunda-feira antes da Black Friday, oferecendo assim, uma semana inteira de promoções, que se tornou conhecida como a "Black Week”.
Os artigos mais procurados são os equipamentos eletrónicos, a moda e os brinquedos, uma vez que estes são os que têm maiores descontos. No entanto, os preços são reduzidos em tudo, desde Mobiliário & Decoração, Viagens & Turismo, Eletrodomésticos e muito mais. Os descontos rondam os 30%, 50% e muitas vezes até 70%. As ofertas da Black Friday em Portugal dão oportunidade para os consumidores tirarem partido dos melhores preços do mercado em muitas categorias.

Procuras o mais recente iPhone 13 pro ou Samsung Galaxy? Queres comprar a mais recente Samsung SMART TV 4K? Estás à procura de ar condicionado ou uma nova máquina de lavar a roupa? Então a Black Friday é para ti! Quer queiras mudar de guarda-roupa ou ter acesso a produtos de luxo, ou tecnologia de elevada qualidade a preços baixos, na Black Friday em Portugal há sempre uma boa oportunidade que te vai permitir poupar. Os descontos oferecidos são para toda a família.
 
Subscreve a nossa newsletter para te manteres informado sobre as ofertas mais exclusivas, mesmo antes do início da Black Week! Vamos ajudar-te a preparar a tua lista de compras para estares pronto assim que o dia chegar.

 

Quando é a Black Friday 2022 em Portugal?

A data real da Black Friday muda todos os anos, mas o dia da semana permanece o mesmo: é sempre a sexta-feira depois do Dia de Ação de Graças. E se és fã do programa de televisão “Friends”, então sabes que este ocorre sempre na quarta sexta-feira de novembro.
 
Todos os anos, este dia de mega promoções é um verdadeiro deleite para os caçadores de pechinchas. Este ano, a data oficial da Black Friday é 25 de novembro de 2022. Isto significa que está ainda mais perto do Natal (a menos de um mês de distância). Digamos que é juntar o útil ao agradável.

 

Quanto tempo dura a Black Friday?

Atualmente, a Black Friday é mais do que um simples dia de vendas ou mesmo um fim de semana prolongado. Com o tempo foram criados mais eventos promocionais que ocorrem antes (Single's Day) e depois (Cyber Monday). No final, acaba por ser um mês inteiro de poupanças para os consumidores com novas oportunidades todos os dias.
Se pesquisares com antecedência os produtos que gostarias de comprar, confrontares preços de várias lojas e receberes as melhores ofertas no momento certo, então esta é a melhor altura do ano para comprar e poupar à grande.
Dá uma vista de olhos às páginas do nosso Blog. Encontrarás todas as dicas de que precisas para preparar as tuas compras, consumir de forma sustentável e encontrar as melhores ofertas.
 

  • Black Friday 2022: sexta-feira, 25 de novembro de 2022
  • Black Friday 2023: sexta-feira, 24 de novembro de 2023
  • Black Friday 2024: sexta-feira, 29 de novembro de 2024
  • Black Friday 2025: sexta-feira, 28 de novembro de 2025

 

Cronologia do Dia de Ação de Graças à Black Friday

Datas-chave do nascimento do movimento

  • 1789: O primeiro Congresso Federal dos Estados Unidos da América aprovou uma resolução pedindo ao Presidente dos Estados Unidos uma recomendação sobre uma data oficial para a celebração do Dia de Ação de Graças. Alguns dias mais tarde, o Presidente George Washington proclamou quinta-feira, 26 de novembro de 1789, o "Dia de Ação de Graças Pública". Esta foi a primeira vez que o evento foi celebrado ao abrigo da nova Constituição do país. Os presidentes subsequentes emitiram proclamações, mas as datas e mesmo os meses de celebração variaram.
  • 1863: A proclamação do Presidente Abraham Lincoln, definiu que o dia de Ação de Graças seria comemorado regularmente todos os anos na última quinta-feira do mês de novembro.
  • 1930: Nos anos que se seguiram à grande depressão, o setor comercial estava a atravessar tempos de crise. Foi durante este período que os populares desfiles de fim-de-semana de Ação de Graças foram utilizados pela cadeia de lojas Macey's para lançar a sua campanha de compras de Natal.
  • 1939: Naquele ano, a última quinta-feira de novembro caiu no último dia do mês. Preocupado com a redução da época de compras de Natal, o Presidente Franklin D. Roosevelt emitiu uma Proclamação Presidencial que alterou o Dia de Ação de Graças para a segunda quinta-feira de novembro. Após a proclamação, 32 estados emitiram proclamações semelhantes, no entanto 16 estados recusaram aceitar a mudança e proclamaram que o dia de Ação de Graças seria na última quinta-feira de novembro. Durante dois anos, o Dia de Ação de Graças foi celebrado em dois dias diferentes em cada estado, exceto no Texas, onde foi celebrado duas vezes.
  • 1970-80: A campanha de posicionamento da "Big Friday" a favor dos comerciantes dos anos anteriores fracassou completamente, sendo a Black Friday que permanecerá com o nascimento da história da cor da tinta utilizada pelos comerciantes nos seus livros, preto para lucros e vermelho para perdas. Esta história é a mais citada nos meios de comunicação social a nível mundial até hoje, mas também a menos comprovada.
  • 2002: Neste ano, pela primeira vez, as vendas da Black Friday excederam as do sábado antes do Natal nos Estados Unidos. A empresa Walmart esqueceu o Dia de Ação de Graças e agora concentra as suas campanhas de venda na Black Friday criando mesmo horários especiais nas suas lojas.
  • 2005-2010: O fenómeno da Black Friday ultrapassa as fronteiras da América do Norte para o Brasil, Alemanha e muitos outros países. O movimento cresce e acelera a crescente utilização da Internet e das vendas online.
  • 2017 : A Black Friday conquistou os comerciantes europeus, na França, na Espanha, em Portugal, etc… 

 

Quem participa na Black Friday?

Todos os anos, o número de marcas e comércios que participam na Black Friday, em Portugal continua a aumentar. 
De Bragança ao Algarve, via Lisboa ou Porto, Braga ou Viseu, todas as cidades participam na Black Friday… Nenhuma delas escapa àquela que se tornou regra.
As categorias abrangidas pelos descontos são numerosas. High Tech, PCs, TVs, Consolas e Smartphones assumem a liderança, mas também se inserem os setores da Moda, Vestuário, Calçado & Acessórios, Desporto, Beleza & Cosmética e Turismo & Viagens. Nos últimos dois anos, surgiram novas categorias, tais como Automóveis, Serviços, etc.
O único limite às promoções é a imaginação das marcas e dos comerciantes.

Assim, encontramos as maiores marcas e comerciantes durante a Black Friday em Portugal. Aqui está uma lista, não exaustiva, que te dará uma pequena visão geral, mas não hesites em ir às páginas das nossas lojas para ver a lista completa:

Acer, Activision, Apple, Asus, Bershka, Bimba y Lola, Canon, Conforama, Continente, Dell, El Corte Ingles, Fnac, HP, IKEA, JBL, Worten, Mango, Media Markt, Nike, Nintendo, Primor, Pull and Bear, Radio Popular, Shein, Sephora, Vans, Uber, Zara, Zara Home, Rituals, …

 

Black Friday ou Cyber Monday?

A Black Friday, que agora ocupa a maior parte do mês de novembro, é um dos melhores momentos do ano para encontrar as melhores promoções. E sempre que se fala em Black Friday, fala-se em Cyber Monday.
 
Mas, afinal, qual é então a diferença entre estes dois dias? E mais importante ainda, em que dia encontramos as melhores ofertas?

 

Black Friday e Cyber Monday: 

A Cyber Monday é a primeira segunda-feira depois da Black Friday e este ano cai a 28 de novembro.
 
Cyber Monday era originalmente um evento puramente online. Foi criado por Ellen Davis e Scott Silverman da Federação Nacional do Retalho (NRF) para promover as compras online em 2005, uma altura em que a Internet começava a evoluir. O objetivo era ajudar os pequenos comerciantes a competir com os grandes que estavam sempre a falar da Black Friday.
 
Ambos os eventos de vendas oferecem muitas ofertas incríveis, quer estejas à procura de um novo portátil ou auscultadores.
 
A Cyber Monday 2022 é também uma ótima altura para encontrar oportunidades nos pequenos eletrodomésticos. Portanto, se estiveres à procura de um novo microondas, espera até segunda-feira. A maioria das marcas e comerciantes continuam as suas ofertas da Black Friday na Cyber Monday, e por vezes com preços ainda mais baixos! Mas, se vires um desconto na Black Friday que realmente já é uma boa oportunidade, recomendamos que a apanhes logo. Os produtos podem esgotar-se muito rapidamente, além de que podes sempre devolver o artigo depois se vires melhor preço na Cyber Monday. Contamos tudo sobre a Cyber Monday na nossa página dedicada.
 

Black Friday Portugal insights 2023
Black Friday 2023, Portugueses deverão gastar 130 milhões de euros!

A Black Friday aproxima-se a passos largos e estima-se que os portugueses vão gastar entre 120 e 130 milhões de euros na semana dos descontos. A previsão é de um estudo anual da blackfriday.pt, realizado pela GfK.

O cen

Black Friday iPhone ofertas em Portugal - Photo de Dennis Brendel sur Unsplash
As nossas dicas para aproveitar o Black Friday iPhone em 2023 em Portugal
Ofertas do Black Friday iPhone 2023: quais promoções nos iPhones da Apple?

A Apple revelou o seu novo iPhone 15 em setembro de 2023. Este smartphone traz a sua cot

ofertas Black Friday Colchão Emma em Portugal
Ofertas Colchão Emma Black Friday em Portugal
Colchão Emma Portugal Black Friday: uma oportunidade para fazer uma pechincha

A

estudo de mercado para conhecer os comportamentos dos consumidores portugueses na hora de comprar durante Black Friday 2022 em Portugal
⅔ dos portugueses aguardam as promoções da Black Friday 2022

Pela primeira vez em Portugal, o portal blackfriday.pt realizou um estudo de mercado para conhecer os comportamentos dos consumidores portugueses na hora de comprar, durante o maior ev

revista de imprensa de Black Friday em Portugal | blackfriday.pt
Black Friday em Portugal na imprensa

A Black Friday sempre foi um grande acontecimento. Todos os anos, à medida que se aproxima o mês de novembro, toda a imprensa fala sobre o assunto. E Portugal não é exceção. Com a