O que é a Black Friday em Portugal?

Black Friday é uma campanha de promoção comercial que teve origem na década de 1960 nos Estados Unidos. Este evento espalhou-se muito rapidamente por todo o mundo e é um grande sucesso todos os anos em novembro.

Para muitos retalhistas, é a maior venda do ano e alguns fazem uma grande parte do seu volume de negócios durante este período.  A Black Friday tornou-se um evento de compras maior do que as vendas, as promoções são as maiores do ano, uma vez que se encontram descontos que só se vê uma vez por ano. Hoje, a Black Friday em Portugal, como no resto do mundo, tornou-se um encontro regular aguardado por todos os consumidores. Em alguns países, é possível ver os compradores a afluir às portas das lojas antes de abrirem, e é um verdadeiro enxame de pessoas que se atiram aos produtos quando as portas abrem, porque as ofertas são tão excepcionais. Na Internet, não é raro ver sites de comércio electrónico cair antes da adrenalina dos compradores que querem tirar partido dos maiores descontos do ano.

História e origem da Black Friday

Na década de 1960, no dia seguinte ao Dia de Acção de Graças, as ruas de Filadélfia estavam cheias de carros e peões, e a polícia da cidade chamou-lhe Black Friday devido ao embaraço causado pelas multidões que saíam para as ruas apinhadas para a abertura oficial da época das compras de Natal. Por seu lado, os retalhistas na altura aproveitaram a oportunidade de oferecer produtos com desconto às multidões e torná-lo um grande período de compras pré-férias. Nas suas contas, as perdas eram geralmente escritas a vermelho nesta altura do ano. Os comerciantes começaram então a dar uma conotação diferente à Black Friday, oficialmente popularizada como o Início de Compras Top de Natal.

Quando é que a Black Friday de 2024 começa em Portugal?

Este evento tem lugar todos os anos na mesma data. Para saber a data da Black Friday em Portugal, é muito simples, tem sempre lugar na quarta sexta-feira de novembro, logo após o Dia de Acção de Graças. Este ano, Black Friday de 2024 em Portugal terá lugar na sexta-feira, 29 de novembro. Será seguida, como todos os anos, pela Cyber Monday que terá lugar na segunda-feira seguinte, 2 de dezembro de 2024.

O que é a Black Week?

Com o tempo, os retalhistas habituaram-se a revelar as suas ofertas de Black Friday cada vez mais cedo. Na maioria das vezes, as primeiras ofertas são afixadas no início da semana. As promoções podem mudar todos os dias e os maiores descontos são reservados para sexta-feira. Esta semana tornou-se uma semana de promoções loucas que agora se chama Black Week. Estamos a começar a ver alguns comerciantes a fazer grandes negócios no início de novembro, logo após o Halloween, e a oferecer um verdadeiro novembro Negro. A extravagância de compras de novembro começa a 11 de novembro com o Dia dos Solteiros, seguido da Black Week e da Black Friday, e termina na segunda-feira seguinte com a Cyber Monday.

Onde encontrar as melhores ofertas de Black Friday em Portugal?

Se Black Friday é por vezes sinónimo de golpes ou promoções falsas, os compradores experientes e aqueles que se dedicaram a preparar as suas compras sabem que podem encontrar promoções reais. Os descontos são excepcionais, com os retalhistas a duplicarem os seus esforços para oferecerem os seus maiores descontos do ano imediatamente antes da época festiva.
Os baixos preços da Black Friday em Portugal dizem respeito a todas as categorias de produtos. Há promoções em alta tecnologia, moda e cosmética, bem como em automóveis, serviços e férias. Todos os anos, novas categorias de produtos são adicionadas às promoções de Black Friday em Portugal, algumas das quais são até surpreendentes.

Não é preciso muito esforço para encontrar ofertas de Black Friday em Portugal. Quer seja nas ruas de Lisboa, Porto ou Funchal ou nos sites de comércio electrónico da Worten, FNAC, Media Markt, Zara, Ikea, todos estão a exibir promoções nas montras das lojas e na web.

Como evitar as fraudes da Black Friday 2024 em Portugal?

Com o tempo, alguns comerciantes começaram a tirar partido da Black Friday para oferecer falsas promoções, mesmo fraudes. Mas, para aqueles que sabem como dedicar tempo a preparar as suas compras, as promoções de Black Friday em Portugal estão cheias de verdadeiras pechinchas e descontos incríveis.

Com o planeamento e disciplina adequados, a Black Friday pode ser uma oportunidade de poupar nos artigos que quiser. Saber como.

Poupar dinheiro na Black Friday é possível, basta pensar com antecedência nas compras que se pretende fazer e fazer um plano de ação.

Todos sabemos que os descontos anunciados, sejam eles realmente bons ou não, são sempre aliciantes. E a mera possibilidade de uma pechincha é frequentemente suficientemente atraente para nos fazer gastar mais do que queríamos.

Assim, para fazer da Black Friday uma verdadeira oportunidade de poupança, há algumas estratégias que pode pôr em prática antes e durante o grande dia. E quanto mais cedo se organizar, mais se pode poupar!

As nossas dicas para desfrutar da Black Friday de 2024 em Portugal

1. Faça uma lista de compras

Se está a sonhar com o iPhone 13 ou uma TV OLED 4K ou aquela bolsa que não consegue tirar da sua cabeça? Bem, se tem estado à espera de uma queda de preços para fazer a sua compra, a Black Friday pode ser a oportunidade perfeita. Pense cuidadosamente e com antecedência sobre o que quer comprar. Faça uma lista, com prioridades e um orçamento que não queira exceder para evitar a compra por impulso. Não importa quão boas sejam as promoções, será mais fácil para si resistir à tentação e ater-se ao plano.

2. Veja os preços com antecedência

Veja antecipadamente os preços dos produtos da sua lista em diferentes sites de comércio electrónico e em diferentes lojas. Desta forma, não só saberá onde comprar, mas quando chegar a altura, poderá avaliar se o produto em questão é de facto de baixo preço e se o desconto anunciado é o correcto.

3. Iniciar as compras no início do dia

De facto, os melhores descontos tendem a vir de manhã cedo e mesmo à meia-noite de quinta-feira à meia-noite na Internet. Não adie o que pode fazer mais cedo. Uma grande tigela de café está em ordem, especialmente se estiver a comprar online. Dependendo da procura, o artigo que deseja pode ser vendido em minutos.

4. Antecipe as suas compras de Natal

A Black Friday também pode ser uma boa altura para comprar presentes de Natal com antecedência e a um preço muito mais baixo. Se já sabe o que vai receber no Natal, então também pode tirar partido de quaisquer oportunidades que possam surgir.

5. Inscreva-se para os nossos alertas por e-mail

blackfriday.pt é o primeiro meio de comunicação inteiramente dedicado aos negócios de Black Friday em Portugal. Os nossos peritos percorrem o país e a web durante todo o ano em busca das melhores ofertas e todos os anos apresentamos a nossa seleção em todas as categorias. Ao subscrever os nossos alertas por correio electrónico, pode ter a certeza de receber as melhores ofertas dos nossos parceiros assim que estas forem publicadas. Esta é ainda a melhor forma de garantir que não perderá a Black Friday em Portugal.

 

Agora já sabe tudo o que precisa de saber sobre a Black Friday em Portugal e está pronto para a edição de 2024. Pode consultar as páginas do website ou voltar regularmente ao blogue para saber o que se passa com a Black Friday e a Cyber Monday em Portugal.