⅔ dos portugueses aguardam as promoções da Black Friday 2022

16 November, 2022

estudo de mercado para conhecer os comportamentos dos consumidores portugueses na hora de comprar durante Black Friday 2022 em Portugal

Pela primeira vez em Portugal, o portal blackfriday.pt realizou um estudo de mercado para conhecer os comportamentos dos consumidores portugueses na hora de comprar, durante o maior evento de compras do mundo. Este estudo foi realizado pela GFK em nome de blackfriday.pt.

Informações importantes a reter: 

  • Evento promocional considerado positivo para dois terços dos portugueses; 
  • Valor mais intentos do orçamento ronda os 185€;
  • Intentos a compras aumentam quando os intentos de valor diminuem
  • Moda e Cultura são as categorias mais procuradas;
  • Preferência pelas compras em loja física, apesar da forte influência da Internet.

 

Um observatório dedicado às tendências de compra da Black Friday

A blackfriday.pt é a primeira plataforma inteiramente dedicada às ofertas da Black Friday em Portugal. Desde 2015, que o maior dia de compras do ano proporciona felicidade aos caçadores de pechinchas, em Portugal e no mundo inteiro, poucos dias antes das festas de fim de ano, um momento auspicioso para o comércio.

De forma a compreender os comportamentos de compra, conhecer os insights dos consumidores e acompanhar as marcas e distribuidores, a blackfriday.pt realizou um inquérito a uma amostra representativa da população portuguesa a fim de antecipar as tendências desta edição de 2022. Os resultados preliminares revelaram:


Forte interesse/entusiasmo no evento

À questão “O que pensa da Black Friday?”, cerca de 63% dos inquiridos revelaram uma atitude positiva em relação ao evento e afirmaram esperar por este evento para aproveitar as promoções. Em 2022, as intenções de compras de Black Friday em Portugal pretendem cair 12%, com o cabaz médio a cair de 215 € para 185 €.

Embora seja um sinal de cautela, o orçamento deve ser perspectivado de acordo com as categorias de produtos procuradas.


Local de compra, as lojas resistem face à Internet

A Black Friday é na maioria das vezes um evento que impulsiona o e-commerce, especialmente porque ocorre frequentemente durante todo o fim de semana e é seguido pela Cyber Monday, cujas ofertas são apenas online.

24,9% dos inquiridos revelaram intenção de comprar apenas online, 14,9% em lojas físicas e 53% revelaram intenção de comprar através de ambos os canais.

O inquérito, que questionou ainda os participantes sobre as compras fora das datas do evento, revelou que o ponto de venda físico é o local de compras preferido para 38,3% dos inquiridos contra 9,7% que preferem comprar pela Internet.
 

Top Shops

Colchao Emma Black Friday Portugal

Colchao Emma Black Friday Portugal

Shop Now
Stradivarius Black Friday Portugal

Stradivarius Black Friday Portugal

Shop Now
El Corte Ingles Black Friday Portugal

El Corte Ingles Black Friday Portugal

Shop Now
Oysho Black Friday Portugal

Oysho Black Friday Portugal

Shop Now
Jbl Black Friday Portugal

Jbl Black Friday Portugal

Shop Now
Fnac Black Friday Portugal

Fnac Black Friday Portugal

Shop Now
Worten Black Friday Portugal

Worten Black Friday Portugal

Shop Now
Gopro Black Friday Portugal

Gopro Black Friday Portugal

Shop Now

Our articles

Associated Articles

Black Friday Portugal insights 2023
Black Friday 2023, Portugueses deverão gastar 130 milhões de euros!

A Black Friday aproxima-se a passos largos e estima-se que os portugueses vão gastar entre 120 e 130 milhões de euros na semana dos descontos. A previsão é de um estudo anual da blackfriday.pt, realizado pela GfK.

O cen

Black Friday iPhone ofertas em Portugal - Photo de Dennis Brendel sur Unsplash
As nossas dicas para aproveitar o Black Friday iPhone em 2023 em Portugal
Ofertas do Black Friday iPhone 2023: quais promoções nos iPhones da Apple?

A Apple revelou o seu novo iPhone 15 em setembro de 2023. Este smartphone traz a sua cot

ofertas Black Friday Colchão Emma em Portugal
Ofertas Colchão Emma Black Friday em Portugal
Colchão Emma Portugal Black Friday: uma oportunidade para fazer uma pechincha

A

estudo de mercado para conhecer os comportamentos dos consumidores portugueses na hora de comprar durante Black Friday 2022 em Portugal
⅔ dos portugueses aguardam as promoções da Black Friday 2022

Pela primeira vez em Portugal, o portal blackfriday.pt realizou um estudo de mercado para conhecer os comportamentos dos consumidores portugueses na hora de comprar, durante o maior ev

revista de imprensa de Black Friday em Portugal | blackfriday.pt
Black Friday em Portugal na imprensa

A Black Friday sempre foi um grande acontecimento. Todos os anos, à medida que se aproxima o mês de novembro, toda a imprensa fala sobre o assunto. E Portugal não é exceção. Com a